Isso é Brasil
1BB34097-F786-44E7-9A1A-E8A05C0914DB
Burger
Isso é Brasil
1BB34097-F786-44E7-9A1A-E8A05C0914DB
Burger
Isso é Brasil
ic-spinner
Todo mundo tem uma história para contar
Encontre as melhores histórias para ler e autores para seguir. Inspire-se e comece a escrever grandes histórias sozinho(a) ou com seus amigos. Compartilhe e deixe o mundo conhecê-las.

Instituições funcionando

Roberto Lameirinhas
há 6 meses90.6k visualizações

Por Roberto Lameirinhas

“Planalto apela à verba de publicidade para aprovar reforma da Previdência”, diz a manchete do site do “Estado de S. Paulo” da segunda-feira (10).  A “linha fina”, como se define o subtítulo que complementa a manchete, explica: “Os veículos de comunicação que aderirem à campanha a favor do projeto terão direito à publicidade federal”. Entende-se, por consequência, que os veículos que não aderirem à campanha do governo ficam sem nenhuma parte dessa verba.  

Colaborar com amigos em assuntos que você ama
Pedir coautoria ▸

 Gostaria que a notícia toda estivesse equivocada, mas conheço demais o compromisso das duas autoras - as excelentes Vera Rosa e Tânia Monteiro - com a precisão jornalística para manter essa hipótese otimista. Em resumo e utilizando uma linguagem um pouco mais compreensível ao público em geral: caro cidadão, o governo vai usar o dinheiro dos seus impostos para enganar você.

Instituições funcionando

Deputados Artur Maia e Carlos Marun defendem reforma da Previdência

 Mais claro ainda: aquelas análises que você ouve, assiste e lê nas suas emissoras de rádio e TV e nos seus jornais favoritos mostrando como a reforma da Previdência é positiva não são produto de apuração jornalística isenta e independente, mas peças de propaganda compradas pela verba de publicidade do Planalto. Essas análises chegam como se fossem notícias, mas são apenas matérias pagas, algo que os departamentos comerciais das empresas jornalísticas chamam hoje de “infomercial”, mas neste caso você não é avisado disso.

 “A estratégia do Palácio do Planalto para afastar as resistência à reforma é fazer com que locutores e apresentadores populares, principalmente no Nordeste, expliquem as mudanças sob um ponto de vista positivo. Os veículos de comunicação que aderirem à campanha terão direito à publicidade federal”, diz a reportagem do “Estadão”, que relata a institucionalização do suborno à mídia. “De olho na eleição de 2018, os parlamentares sabem que, ao conseguir recursos para rádios, TVs e até jornais do interior, ganham espaço para aparecer nesses meios de comunicação. O combinado é que, sendo contemplados, votem a favor das alterações na aposentadoria”, prossegue a matéria. “O plano para conquistar emissoras de grande audiência, na tentativa de virar o jogo, foi definido pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco. Nas palavras de um auxiliar do presidente Michel Temer, a tática ‘mata dois coelhos com uma só cajadada’.”

 Há sempre alguém disposto a comprar aqueles que querem se vender e as regras para a veiculação de publicidade oficial não são claras. Relações entre veículos de comunicação e verbas publicitárias de governo e estatais - assim como as de financiamento público, como o do BNDES - sempre foram promíscuas e opacas, mas raras vezes desceram a um nível tão rasteiro. É de se imaginar a revolta dos editorialistas do que se convencionou chamar de grande imprensa, caso uma iniciativa parecida com a noticiada pelo site do “Estadão” tivesse surgido durante os governos de Lula ou Dilma Rousseff. Mas panelas e sinos não costumam dobrar em protestos contra o regime atual, ao qual a mídia tem dedicado tanta docilidade - paga ou gratuita. 

De “golpe” em “golpe”

De “golpe” em “golpe”
Colaborar com amigos em assuntos que você ama
Pedir coautoria ▸

Por Roberto Lameirinhas

George Orwell dizia que os vencedores sempre tinham a prerrogativa de perpetuar sua versão da história. Há quem rejeite a afirmação - e aforismo generalistas são mesmo para que sejam postos em dúvida. Mas três episódios ocorridos nos últimos dias em três países sul-americanos diferentes têm sido relatados sob óticas distintas, dependendo da fonte. Como os vencedores desses processos ainda não estão completamente definidos, é prudente duvidar de todas as versões e de todas as histórias.

 O primeiro caso ocorreu na Venezuela, onde o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) suspendeu os poderes da Assembleia Nacional - a câmara única do Legislativo do país, dominado pela oposição antichavista. Levando-se em conta que o TSJ, corte máxima da Venezuela, é completamente subserviente ao Executivo, a maior parte dos analistas consultados pela mídia ocidental qualificou a ação de “golpe”. E golpe é mesmo a designação que se dá à ação de um poder que se sobrepõe a outro, ainda que sob alegações frágeis como desobediência de ordem judicial ou… sei lá… outra alegação frágil qualquer.

 Verdade também que não faltam golpistas na Venezuela. Falta sabonete, arroz, açúcar, leite, papel higiênico, mas golpista não falta. Mas é bom ponderar que nem todos eles estão no Palácio Miraflores. Por exemplo, os mesmos deputados cassados dias atrás buscavam, no começo do ano, meios para votar a destituição de Nicolás Maduro em razão de um “abandono de cargo” que nunca existiu. E boa parte da oposição venezuelana está no nível “ministério do Temer” na escala de apreço pela ética política e democracia. Muitos deles exerciam posições de poder antes da eleição de Hugo Chávez, em 1998, quando os venezuelanos sofriam com problemas muito parecidos com os que sofrem hoje: escassez, fome, miséria, hiperinflação, desemprego e abusos de direitos humanos.

 Mas Maduro recuou e a Assembleia voltou a funcionar. De repente, as atenções da mídia do continente se voltaram para as possíveis sanções da Organização dos Estados Americanos (OEA) - cuja importância é normalmente ridicularizada por essa mesma mídia - contra a Venezuela. As ações da OEA ficaram na base do “manifesta preocupação” e “faz enérgica chamada ao diálogo”, e a vida seguiu.

 O segundo caso, no Paraguai, foi mais confuso. Inicialmente, uma multidão de vândalos do estilo “black blocs” tinha ateado fogo no Senado para impedir a tramitação de uma proposta que permitiria ao presidente Horacio Cartes candidatar-se à reeleição. Pouco tempo depois, soube-se que o ex-presidente Fernando Lugo, deposto em 2012, também apoiava a proposta de reeleição. Aí, os vândalos se converteram em “cidadãos indignados” que impediram um “golpe” contra a Constituição paraguaia.

 No terceiro caso, Lenín Moreno, candidato apoiado pelo presidente Rafael Correa, venceu o segundo turno da eleição presidencial de domingo no Equador, derrotando por margem estreita um banqueiro de retórica política ainda mais estreita. Na interpretação de uma emissora brasileira, porém, o triunfo de Moreno se deveu a uma “fraude eleitoral”. Quem tinha acompanhado o processo no Equador por meio de TVs de outros países imaginava uma grande revelação do repórter enviado a Quito para, enfim, desmascarar a roubalheira dos bolivarianos liderados por Correa. Mas o intrépido jornalista cobria a eleição equatoriana de Washington e a “evidência” da “fraude” era que uma das pesquisas de boca de urna tinha previsto a vitória do banqueiro por dois pontos porcentuais de diferença. Convenientemente, claro, ele omitiu que outras duas bocas de urna previam o triunfo de Moreno.  

Você leu a pasta de história
Story cover
escrita por
Writer avatar
tudoexplicado
Política, direitos humanos, feminismo, economia, mundo